O pedido de compra é a formalização da aquisição de material junto ao fornecedor. Nele é definido o que será comprado e com quem vai ser realizada a compra.
Eventualmente se faz necessário realizar a cópia dos dados de um pedido de compra (origem) originando automaticamente um novo pedido (destino).
A função CÓPIAS do menu Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra, permite consultar um pedido de compra existente para ser copiado, havendo as opções de copiar as quantidades de insumos originais, ou copiar apenas o saldo do pedido.
Nesse artigo, veremos como realizar essa cópia de pedido.
Passo a passo
1. Acesse o menu Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra >Cópias. Localize o Pedido que será copiado utilizando os Parâmetros de Consulta:

- Pedido: Código do pedido que deseja copiar.
- Fornecedor: Fornecedor dos pedidos que deseja copiar.
- Obra: Obra dos pedidos que deseja copiar.
- Insumo: Insumo dos pedidos que deseja copiar.
- Período: Período de cadastro dos pedidos que deseja copiar.
2. Ao clicar em CONSULTAR serão apresentados os pedidos conforme os parâmetros de consulta informados. Clique no ícone Copiar pedido de compra (


3. Na Cópia de Pedidos de Compra, selecione o Pedido origem* e informe se a quantidade copiada deverá seguir a quantidade ORIGINAL comprada para o(s) insumo(s) ou se deverá copiar apenas o SALDO quantitativo do pedido origem.

Nota! Para o Pedido destino*, o sistema apresenta o seu número automaticamente.
- Pedido origem: Código do pedido que deseja copiar.
- Pedido destino: Código do pedido a ser gerado. (Será gerado automaticamente um pedido com o código sequencial e serão copiados todos os dados do pedido origem).
- Quantidade - Original: Marque esta opção para que seja copiada a quantidade pedida original do pedido de compra origem.
- Quantidade - Saldo: Marque esta opção para que seja copiada apenas a quantidade pendente do pedido de compra origem.
4. Clique no botão para confirmar o cadastramento do pedido destino e a cópia dos dados do pedido origem.
Atenção! Se o Parâmetro 183 - Cadastramento de previsão financeira de pedidos de compra estiver configurado para OBRIGAR, será necessário que o usuário acesse o cadastro do novo pedido de compra e preencha os dados da previsão financeira. Caso contrário, o pedido de compra ficará incompleto.
Dica! Consulte os demais artigos:
- Por que minha obra não aparece para cadastrar um pedido?
- É possível alterar o Centro de Custo de um Pedido?
- Como configuro o sistema para que os insumos do pedido venham, obrigatoriamente, de uma cotação ou solicitação?
- Como tornar a Previsão Financeira de Pedidos obrigatória?
- Como cadastrar a previsão financeira de pedidos de compra?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!