Ao tentar cadastrar uma cotação, pedido de compra, nota fiscal de compra ou contrato, o sistema apresentou a seguinte mensagem: O fornecedor informado não está homologado no sistema.
A homologação do fornecedor é importante para garantir que a empresa esteja trabalhando com parceiros confiáveis e capazes de atender às suas necessidades e padrões de qualidade. Quando um fornecedor é homologado, isso geralmente implica que ele está apto a fornecer produtos ou serviços para a empresa compradora, seguindo os requisitos estabelecidos.
Veremos neste artigo como compreender e resolver a mensagem.
Passo a Passo
A diferença é que, ao não permitir o cadastramento, o sistema bloqueia o salvamento do cadastro, impossibilitando o usuário dar continuidade no processo.
✅Para garantir que o sistema valide a homologação do fornecedor sem interromper o processo de cadastro do usuário, basta selecionar o Parâmetro 280 na opção Advertir o usuário e salvar a tela. Isso fará com que o sistema apenas avise o usuário durante o cadastro.
✅Para permitir que o sistema não verifique a homologação do fornecedor e permita o registro com qualquer fornecedor da base de dados, basta selecionar o Parâmetro 280 na opção Não controlar e salvar a tela.
Como homologar um fornecedor no sistema?
Para homologar um fornecedor no sistema acesse o cadastro do fornecedor no menu Apoio > Pessoas > Credores, navegue até a aba Qualidade, preencha o campo Data da homologação/aprovado e clique em SALVAR.
Após homologar o fornecedor ou ajustar o Parâmetro 280, o usuário poderá prosseguir com o cadastro (cotação, pedido de compra, nota fiscal de compra ou contrato).
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Esperamos que este artigo tenha ajudado!