Este relatório permite uma fácil visualização dos valores totais de entradas e saídas e a diferença entre eles em um determinado período.
Pré-requisito
Possuir autorização na ação de tela 484 em Segurança / Autorizações / Usuários.
Possuir autorização nas apropriações dos títulos contemplados nos filtros do relatório, como empresas, obras, departamentos, orientados neste link e neste link.
Passo a passo
1. Acessar Suporte à Decisão / Gerencial Financeiro / Fluxo de Caixa Sintético e preencha os filtros conforme deseja realizar a consulta, depois clique no botão visualizar.
2. Preenchimento dos filtros do relatório:
Formato de saída: Selecione o formato de exibição (Relatório/Gráfico).
Agrupar por: Agrupamento para emissão do relatório. Este campo permite que as informações sejam apresentadas por um determinado tipo de registro, como Holding; Subsidiária; Grupo de empresa; Projeto; Tipo de negócio; Empresa; Área de negócio; Obra/Centro de custo.
Documentos: Tipos de documento em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório. (Como cadastrar um documento?)
Período: Período de vencimento/baixa das parcelas e das datas de movimentações de caixa e bancos em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório.
Indexador correção: Indexador utilizado para correção dos valores a serem apresentados no relatório. A correção será realizada em toda e qualquer parcela a partir de sua data base e de acordo com atualização dos valores do indexador. (Qual o passo a passo para a criação de um novo indexador? e Como cadastrar os valores dos indexadores?)
Dica! Os valores do indexador devem ser atualizados nas datas - diariamente ou mensalmente (conforme periodicidade do indexador) para que ocorra a correção dos valores a serem apresentados no relatório. Caso os valores não devam ser corrigidos informe o indexador neutro para que não ocorra a correção. Defina no parâmetro 1 do sistema (Segurança / Administração / Parâmetros) o indexador neutro.
Apresentação em: Indexador utilizado no cálculo para apresentação dos valores no relatório. Este cálculo é realizado através da divisão do valor da parcela pelo valor do indexador (de acordo com o parâmetro 523 definido em Segurança / Administração / Parâmetros).
Correção até: Data até quando os valores a serem apresentados no relatório devem ser corrigidos.
Portador: Portador associado às parcelas em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório.
Operação de cobrança: Operação de cobrança associada às parcelas em que devem ser buscadas informações a serem apresentadas no relatório.
Disponível em: Data em que serão totalizados os valores dos saldos das contas correntes do disponível. Este campo ficará disponível caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível. Acesse: O que representa o campo "Disponível em" nos relatórios de Fluxo de Caixa.
Conta corrente: Contas correntes que compõe o disponível.
Tipo de análise: Selecione entre as opções realizado, comprometido, a realizar, para visualizar as parcelas baixadas, ou parcelas com baixa e em aberto, ou apenas parcelas em aberto, respectivamente.
Periodicidade - Diário: Marque esta opção para que os valores sejam totalizados diariamente.
Mensal: Marque esta opção para que os valores sejam totalizados mensalmente.
Calcula somatório anterior ao período solicitado: Marque esta opção para que sejam apresentados os valores acumulados referentes às entradas e saídas anteriores ao período informado.
Considerar documentos de previsão: Marque esta opção para que sejam buscadas também informações de lançamentos associados a documentos de previsão. (Esta opção não estará disponível caso tenha sido marcada a opção Tipo de análise - Realizado).
Incluir títulos inadimplentes: Marque esta opção para que sejam buscadas também informações de títulos marcados como inadimplentes.
Considerar disponível: Marque esta flag para que o campo "disponível em" seja considerado. Esta opção irá disponibilizar o saldo inicial para o cálculo dos lançamentos.
Considerar no disponível as contas do tipo caixa: Marque esta opção para que seja considerado o saldo das contas do tipo caixa no valor disponível apresentado no relatório. Esta opção estará disponível caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível.
Considerar no disponível as contas do tipo investimento: Marque esta opção para que seja considerado o saldo das contas do tipo investimento no valor disponível apresentado no relatório. Esta opção estará disponível caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível
3. O relatório será apresentado conforme os filtros selecionados, como neste exemplo:
Fluxo de caixa por: Agrupamento informado para emissão do relatório.
Período: Período informado para emissão do relatório.
Valores corrigidos em: Indexador utilizado na correção dos valores apresentados no relatório.
Valores apresentados em: Indexador que serão impressos os valores.
Tipo de análise: Tipo de análise informada para emissão do relatório: realizado, a realizar, comprometido.
Seleção por: Tipo de seleção informada para emissão do relatório: data de vencimento/pagamento, data de emissão ou data contábil.
Disponível em __/__/__: Saldo total das contas correntes que compõe o disponível. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Considerar disponível na página de seleção de campos para o relatório).
4. Informações apresentadas no relatório:
Entradas: Valor total de entradas referente ao período anterior informado para emissão do relatório. (Será apresentado caso tenha sido marcada a flag Calcula somatório anterior ao período solicitado na página de seleção de campos para o relatório).
Saídas: Valor total de saídas referente ao período anterior informado para emissão do relatório. (Será apresentado caso tenha sido marcada a flag Calcula somatório anterior ao período solicitado na página de seleção de campos para o relatório).
Diferença: Diferença entre o valor total de entradas e o valor total de saídas referentes ao período anterior informado para emissão do relatório. (Será apresentado caso tenha sido marcada a flag Calcula somatório anterior ao período solicitado na página de seleção de campos para o relatório).
Diferença acumulada: Diferença acumulada entre o valor total de entradas e o valor total de saídas referentes ao período anterior informado para emissão do relatório. (Valor do disponível menos o valor apresentado no campo Acumulado anterior - Diferença). (Será apresentado caso tenha sido marcada a flag Calcula somatório anterior ao período solicitado na página de seleção de campos para o relatório). ↓
Mês: Mês das entradas e saídas apresentadas.
Início: Datas iniciais no mês das entradas e saídas apresentadas.
Fim: Datas finais no mês das entradas e saídas apresentadas. ↓
Data: Data das entradas e saídas apresentadas. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Periodicidade - Diário).
Dia: Dia da semana da data das entradas e saídas apresentadas. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Periodicidade - Diário).
Entradas: Valor total de entradas no período. (mês/data).
Saídas: Valor total de saídas no período. (mês/data).
Diferença: Diferença entre o valor total de entradas no período e o valor total de saídas no período.
Saldo: Valor do saldo no período. (mês/data).
Total da semana:
Entradas: Valor total de entradas na semana. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Periodicidade - Diário).
Saídas: Valor total de saídas na semana. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Periodicidade - Diário).
Diferença: Diferença entre o valor total de entradas e valor total de saídas na semana. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Periodicidade - Diário). ↓
Total do período:
Entradas: Valor total de entradas no período informado para emissão do relatório.
Saídas: Valor total de saídas no período informado para emissão do relatório
Diferença: Diferença entre o valor total de entradas e o valor total de saídas no período informado para emissão do relatório).
Atenção! No saldo disponível só serão consideradas as contas correntes ativas e não serão consideradas as contas de emissão de cheque e de reapropriação financeira, conforme o agrupamento:
AGRUPAMENTO POR: | NO DISPONÍVEL: |
Empresa Grupo de empresa Tipo de negócio Projeto | Será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas às empresas correspondentes. |
Centro de custo | Será considerada a soma dos saldos das contas correntes informadas no disponível dos centros de custo. Caso nenhuma conta tenha sido informada, no disponível será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas à empresa correspondente. |
Área de negócio Obra | Será considerada a soma dos saldos das contas correntes informadas no disponível dos centros de custo associados à área de negócio ou a obra. Caso nenhuma conta tenha sido informada, no disponível será considerada a soma dos saldos das contas correntes associadas às empresas correspondentes. |
Nota! Apenas lançamentos que possuem apropriação financeira (centro de custo e conta do plano financeiro) e que movimentam a conta corrente através de baixas de pagamento, adiantamento e estorno, serão apresentados nos relatórios do Gerencial Financeiro.
Baixas do tipo abatimento de adiantamento podem ser reapropriadas financeiramente para aparecer nos relatórios que compõe o Gerencial Financeiro através deste passo a passo: Como visualizar as baixas de Adiantamento e Abatimento de Adiantamento nos relatórios do Gerencial Financeiro?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!