Como incluir Serviços na Ordem de Serviço?

A Ordem de Serviço é um documento que organiza e traz todas as informações necessárias para que a manutenção do equipamento/componente seja realizada. Ela é a formalização dos serviços prestados pela equipe de manutenção. Nela são registradas informações detalhadas sobre a tarefa a ser realizada, o objeto de serviço (Equipamento ou Componente), o tipo de oficina, os serviços prestados, bem como os materiais que foram utilizados nesta manutenção.


Dica! Veja o material ➡  Como cadastrar uma Ordem de Serviço em Gestão de Ativos? 



 Nesse artigo veremos como adicionar os Serviços a serem executados na Ordem de serviço.



Passo a passo


1. Acesse a aba SERVIÇOS, no Cadastro da Ordem de Serviço, em Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Manutenções > Ordens de Serviço > Cadastros. 




2. Podemos adicionar os Serviços de três formas distintas: Solicitação de ServiçoPlanos de Manutenção ou avulsa pelo botão NOVO.
 



3. Adicione os Serviços desejados e clique em .



Compreendo como puxar os Serviços em cada opção:



Botão Solicitações de Serviços


Clique neste botão para associar serviços de solicitações pendentes à ordem de serviço.


 

Dica! Como cadastrar uma Solicitação de Serviço no Módulo Gestão de Ativos?


 É necessário clicar em ADICIONAR, selecionar a Solicitação e SALVAR as informações.



Botão Planos de Manutenção


Esta opção permite associar serviços de Planos de Manutenção à ordem.


Nota! Este botão somente é apresentado caso a ordem de serviço se refira a um equipamento.


 É necessário clicar em ADICIONAR, selecionar o Plano de Manutenção e SALVAR as informações.




Botão Novo


Clique no botão NOVO para cadastrar serviços na ordem de forma avulsa.




  • Utilizar serviço já cadastro no sistema: Caso esta flag esteja marcada, o sistema apenas permite escolher um serviço já cadastrado em Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Manutenções > Serviços.Para incluir um Serviço de forma avulsa, desmarque a flag. 



  • Execução desse serviço é obrigatória: Marque ou desmarque essa flag para indicar que o serviço será obrigatório ou não.



➡ É necessário informar o Serviço desejado e SALVAR as informações.



Ao clicar em SALVAR será apresentado o campo ITENS DE SERVIÇO. Através deste campo será possivel informar quais insumos serão utilizados na realização desse serviço e suas quantidades.



Nota! Quando o usuário faz uso da flag  Utilizar serviço já cadastrado no sistema, o sistema automaticamente apresenta os insumos já vinculados ao Serviço em Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Manutenções > Serviços.



Atenção! Se o usuário desejar, é possivel adicionar mais insumos ao Serviço. Para isso, clique em ADICIONAR, informe os dados do insumo e CONFIRME a sua inclusão. 




Nota! Somente é possivel adicionar insumos que estejam cadastrados em grupos do Tipo Material de Manutenção. 



Dica! Quais são as diferenças entre os tipos de Insumo no Grupo de Insumo?



Botão 
Substituição de Componentes: 

Esta função servirá para informar uma substituição de componentes do equipamento na Ordem de Serviço. Ela é apresentada ao final da página quando o usuário faz uso da opção NOVO, para adicionar o Serviço.



Nota! Botão apresentado caso a ordem de serviço se refira a um equipamento.

Atual*: Componente atual do equipamento que deseja substituir.
Novo*: Componente que deve substituir o componente associado ao equipamento. 

Componente atual:

  • Gerar ordem de serviço (): Marque esta opção para que a substituição gere uma ordem de serviço para o atual componente do equipamento.
  • Desativar (): Marque esta opção para que a substituição desative o atual componente do equipamento.



Clique no botão SALVAR para confirmar a substituição do componente no equipamento.



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Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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