Como posso gerar um relatório contendo o saldo de contratos no Módulo Suprimentos?

Ao cadastrar uma medição e informar a quantidade medida dos itens contratados pela aba Itens da medição, o saldo de um contrato de insumos ou prestação de serviços é atualizado. Para facilitar a visualização desse saldo, o Sistema Contratos e Medições disponibiliza o Relatório de Saldo de Contratos.

Esse relatório permite uma visualização mais prática dos contratos cadastrados, apresentando uma visão resumida sem detalhes dos itens contratados. Ele destaca o valor do contrato, os valores já medidos e o saldo atual. Além disso, o relatório também mostra o valor de faturamento direto e os valores já liberados, permitindo uma comparação com os valores medidos.



Dica! Se o usuário não quiser ver o saldo do contrato em um relatório, poderá fazer uso da nova tela de Consulta de Contratos. Os mesmos dados apresentados no Relatório de Saldo de Contratos estão disponíveis na consulta de contratos. Esta tela também proporciona filtros diferenciados permitindo localizar mais corretamente os contratos desejados. Confira o material de apoio: 

Contratos e Medições - Relatório Saldo de Contratos 


Para emitir esse relatório, siga as instruções a seguir.



Passo a passo 


1. Acesse o menu Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Contratos > Saldo de Contratos. Para emitir o relatório basta apenas clicar em VISUALIZAR. 


 

2. Ao emitir o relatório o sistema apresenta a relação de todos os contratos presentes dentro do período de emissão do relatório. 


Nota! Por padrão, o período de emissão considerado pelo Sienge sempre será 30 dias. 


3. No relatório estarão destacados dados como: data do contrato, o contrato, fornecedor, valor contratado, valor medido, saldo do contrato, situação do contrato (pendente/parcialmente medido/totalmente medido/reincidido/ concluído), valor liberado e valor de faturamento direto.





Filtros apresentados na tela de emissão: 

  • Situação da empresa*Indica se a empresa é a contratante de um fornecedor, gerando Contas a Pagar, ou se é contratada por um cliente, gerando Contas a Receber.
  • Fornecedor: Fornecedor que foi contratado para realizar os serviços/insumos.
  • Obra: Obra a que se refere o contrato.
  • Unidade construtiva:Unidade construtiva da obra a que se refere o contrato. 
  • Centro de custo: Centro de custo associado a previsão financeira do contrato.
  • Departamento: Departamento associado a previsão financeira do contrato.
  • Tipo de negócio: Filtra os contratos com centro de custo associado ao tipo de negocio.
  • Indexador para apresentação*: Indexador para apresentação dos valores no relatório.
  • Documento: Filtra os contratos associados ao documento.
  • Ordenação*: Ordem de apresentação dos contratos podendo ser por data do contrato, fornecedor/cliente ou departamento.


    Considerar valores medidos acima do contratado para o cálculo do saldo: define se o sistema deve considerar os valores medidos acima dos valores contratados na visualização do relatório. Por padrão, a flag fica marcada. Ao desmarcar o sistema apresentará somente os valores contratados.

    Atenção! Só é possível medir acima do contratado se o contrato estiver com a configuração Permitir medições com quantidades medidas acima das contratadas marcada no cadastro.

    Imprimir somente contratos autorizados: o sistema apresentará somente os contratos devidamente autorizados no Sistema Contratos e Medições. Por padrão esta flag já fica marcada.
    Imprimir datas de início e término do contrato: o sistema apresentará as datas de inicio e termino dos contratos.
    Imprimir objeto do contrato:
     o sistema apresentará o texto informado no campo objeto do contrato. 

    Situação dos contratos apresentados: filtra os contratos apresentados conforme o status (pendente/parcialmente medido/totalmente medido/reincidido/concluído). Por padrão as flags ficam marcadas.



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