Sienge esta informando que o fornecedor selecionado não esta homologado no sistema. Como resolver?

Ao tentar cadastrar uma cotação, pedido de compra, nota fiscal de compra ou contrato, o sistema apresentou a seguinte mensagem: O fornecedor informado não está homologado no sistema.


A homologação do fornecedor é importante para garantir que a empresa esteja trabalhando com parceiros confiáveis e capazes de atender às suas necessidades e padrões de qualidade. Quando um fornecedor é homologado, isso geralmente implica que ele está apto a fornecer produtos ou serviços para a empresa compradora, seguindo os requisitos estabelecidos.


Veremos neste artigo como compreender e resolver a mensagem.

 

Passo a Passo


Este aviso ocorre quando o Parâmetro 280, controle de fornecedores homologados, esta configurado nas opções Não permitir cadastramento ou Advertir o usuário no menu Segurança > Administração > Parâmetros.


A diferença é que, ao não permitir o cadastramento, o sistema bloqueia o salvamento do cadastro, impossibilitando o usuário dar continuidade no processo. 



✅Para garantir que o sistema valide a homologação do fornecedor sem interromper o processo de cadastro do usuário, basta selecionar o Parâmetro 280 na opção Advertir o usuário e salvar a tela. Isso fará com que o sistema apenas avise o usuário durante o cadastro.




✅Para permitir que o sistema não verifique a homologação do fornecedor e permita o registro com qualquer fornecedor da base de dados, basta selecionar o Parâmetro 280 na opção Não controlar e salvar a tela.





Como homologar um fornecedor no sistema? 

Para homologar um fornecedor no sistema acesse o cadastro do fornecedor no menu Apoio > Pessoas > Credores, navegue até a aba Qualidade, preencha o campo Data da homologação/aprovado e clique em SALVAR.


Após homologar o fornecedor ou ajustar o Parâmetro 280, o usuário poderá prosseguir com o cadastro (cotação, pedido de compra, nota fiscal de compra ou contrato).



Dica! Confira os artigos relacionados.



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.