Uma Auditoria de Sistema consiste em uma coleta de dados para verificação e análise de informações, com o objetivo de reunir, agrupar e avaliar evidências referente a uma determinada ação no sistema.
Em alguns momentos faz-se necessário identificar qual usuário realizou o cancelamento de saldo de uma Solicitação de Compra. Como essa informação não aparece nos relatórios de Engenharia e Suprimentos, somente é possível determinar esta alteração via Auditoria do Sistema.
Para extrair esta auditoria de sistema acesse o menu Segurança > Administração > Auditoria do Sistema.
Dica! Como cadastrar uma solicitação de compra?
Nota! As Auditorias de Sistema somente poderão ser emitidas se o usuário for Administrador do Sistema ou se estiver autorizado para acessar a tela.
Confira neste artigo como localizar o usuário que realizou tal ação e o momento desta alteração.
Passo a passo
Auditoria Simples
1. Ao acessar a tela de auditorias do sistema, em Segurança > Administração > Auditoria de Sistema, através dos Parâmetros Gerais informe os seguintes dados:
- Ação : 1098 - SUP-ADC - Solicitações de Compra - Cancelamento de Saldo - Salvar
- Descrição: Informar o número da Solicitação de Compra.
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
No exemplo, utilizamos a Solicitação de Compra 1603.
Para emitir a auditoria, clique em VISUALIZAR.
Atenção! O sistema apresentará informações no relatório de auditoria conforme os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros. Se o cancelamento de saldo do insumo não ocorreu dentro deste período definido no parâmetro, o sistema informará: Não há registros para os parâmetros informados.
Dica! Se desejar analisar mais de uma solicitação, pode-se optar por deixar o campo Descrição em branco e pesquisar pelo número da solicitação no relatório.
2. Ao emitir o relatório será possível validar todas alterações que foram feitas e salvas, assim como: o usuário responsável pela alteração, a data e horário desta alteração e a alteração realizada na solicitação.
Auditoria com Parâmetros Avançados:
1. Na mesma tela, através dos Parâmetros Avançados, informe os seguintes dados:
- Entidade: EADCPROGITEMSOL
- Campo: NUSOLICITACAO
- Conteúdo: Número da Solicitação de Compra.
Para emissão do relatório clique em VISUALIZAR.
Nota! Lembrando que os dados apresentados estarão baseados no Período* informado nos Parâmetros Gerais.
No exemplo, utilizamos a Solicitação de Compra 1603.
2. Ao emitir o relatório será possível validar o usuário responsável pela alteração, a data e horário desta alteração e a alteração realizada na Solicitação de Compra.
Dica! Confira como emitir nossas demais auditorias de sistema:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!