As composições são sinônimos de serviço completo, ou seja, elas são um composto de insumos (ou outras serviços) que formam esse serviço principal.
No Sistema de Custos Unitários é possível realizar o detalhamento do que será necessário para executar uma unidade do Serviço, para assim obter seu preço unitário, através das composições.
Havendo a necessidade de identificar em quais serviços o insumo foi utilizado em composições. Para isso, é possível extrair um relatório especifico, além de consultar pelo modo convencional através do cadastro de insumos.
Confira o passo a passo.
Passo a passo
Há duas formas de identificar quais composições de serviço o insumo está presente. São elas:
1) Cadastro de Insumos
Dentro do cadastro do insumo, através da aba UTILIZAÇÃO, é possível visualizar quais serviços o insumo está sendo utilizado na composição.
Para isso, acesse o cadastro do insumo no menu Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Cadastros. Consulte e edite o insumo desejado.
Em seguida, acesse a aba Utilização.
Ao acessar essa aba, serão apresentados todos os serviços que estão fazendo uso deste insumo em sua composição.
2) Relatório Utilização de Insumos nas Composições
O Relatório Utilização do Insumo nas Composições apresenta em quais serviços o insumo está sendo utilizado, sua unidade de medida, seu preço unitário, entre outras informações.
Para gerar o relatório acesse o menu Engenharia > Custos Unitários > Relatórios > Utilização do Insumos nas Composições.
Basta informar a Tabela, o insumo e clicar no botão VISUALIZAR.
No relatório, o insumo será apresentado com seu código e descrição, além da unidade de movimento, preço e data do preço (última atualização de preço registrada).
Quanto ao(s) serviço(s) que utiliza o insumo na composição, será apresentado código e descrição, coeficiente e unidade de movimento.
Nota! O campo coeficiente refere-se a quantidade necessária do insumo na composição, para obter uma unidade de serviço.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!