Como cadastro uma Nota de Contrato que foi paga antecipadamente, evitando pagamento em duplicidade?


O adiantamento a fornecedores ocorre quando a sua empresa paga um valor adiantado ao fornecedor por conta da aquisição de bens e serviços, antes do recebimento do produto ou serviço solicitado ao fornecedor.


Posteriormente, o adiantamento é contemplado com a chegada da Nota Fiscal. Esse é um ponto muito importante, pois neste caso parte do valor do Contrato (ou o total) já foi pago ao fornecedor.

Como na maioria das vezes a emissão da Nota Fiscal ocorre após o pagamento, fica pendente que o usuário realize o lançamento do
 Abatimento de Adiantamento onde será pago somente a diferença, se houver. Dessa forma não duplica lançamentos, deixando o processo completo no Sienge.


Atenção! Lembre-se que o Contrato precisa ter sido adiantado corretamente. Caso o contrato não tenha sido aplicado corretamente no momento do adiantamento vinculado, o abatimento do adiantamento não poderá ser realizado. 


Dica!  Como posso controlar um pagamento antecipado para um Fornecedor em um Contrato? 


Confira neste artigo como realizar o Abatimento de Adiantamento vinculado ao Contrato de Medição.




Pré-requisito  


O Abatimento de Adiantamento é realizado na Liberação da Medição. Portanto, a medição precisa estar cadastrada e autorizada, em Suprimentos > Contratos e Medições > Medições > Cadastros.

Dica! Confira nossos artigos:


Atenção! Caso tenha impostos na nota, eles devem ser inseridos antes no contrato, para que ocorra o cálculo deles na medição e o título já seja gerado com o imposto retido e calculado. 

Caso o título tenha sido gerado no financeiro e vinculado pela seleção de títulos, os impostos já deve estar cadastrados no título, antes de realizar o abatimento.

Depois de ter abatimento no título não é possível adicionar impostos nele.





Passo a passo 


1. Cadastre a  Nota Fiscal efetiva pela prestação do Serviço ou entrega do material na Liberação de Medição, em Suprimentos > Contratos e Medições > Medições > Liberações.


Dica! Como vincular uma nota com medição de contrato? 


2. Ao consultar e editar () a Liberação de Medição será apresentado o campo Adiantamento Vinculado ao Contrato informando o Saldo de Adiantamento Vinculado ao Contrato. 


3.  Em uma coluna, à direita das notas (próximo ao botão de edição ) estará o campo ABATIMENTO para informar os valores de abatimento na atual medição.




4. Informe o valor desejado para abater o adiantamento na atual medição e clique em FINALIZAR.




Nota!  Ao clicar em Finalizar o sistema irá validar se há saldo no contrato para abater qualquer valor restante de Adiantamento Vinculado. 


Nesse momento será realizada uma baixa do tipo Abatimento de Adiantamento na parcela da Nota Fiscal, ficando o restante em aberto para pagamento no Financeiro. 



Atenção! O tipo de baixa Abatimento de Adiantamento não é visualizado em Financeiro - Contas a Pagar - Baixas - Alteração/Exclusão. Dessa forma, para conferir se o Abatimento de Adiantamento foi realizado, o usuário poderá conferir por meio destas opções: 


Relatório Análise de Contratos, em Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Contratos. Este relatório apresenta uma visão mais detalhada dos adiantamentos realizados e seus respectivos saldos.




Para uma análise mais detalhada é possivel emitir o Relatório Saldo de Adiantamento Vinculadosem Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Adiantamentos. Este relatório possui uma opção analítica que permite analisar as maiores informações por credor e empresa.



 Relatório Contas Pagas em Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Contas Pagas. Este relatório apresenta as parcelas que já foram pagas em um titulo a pagar. Os pagamentos são apresentados em formato de planilha facilitando a visualização das informações.




Dica! Confira os demais processos de Adiantamento Vinculado:



Esperamos que este artigo tenha ajudado!   

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.