Como cadastro uma Nota Fiscal de Pedido que foi pago antecipadamente, evitando pagamento em duplicidade?


O adiantamento a fornecedores ocorre quando a sua empresa paga um valor adiantado ao fornecedor por conta da aquisição de bens e serviços, antes do recebimento do produto ou serviço solicitado ao fornecedor.


Posteriormente, o adiantamento é contemplado com a chegada da Nota Fiscal. Esse é um ponto muito importante, pois neste caso parte do valor do Pedido de Compra (ou o total) já foi pago ao fornecedor. 


Como na maioria das vezes a emissão da Nota Fiscal ocorre após o pagamento, fica pendente que o usuário realize o lançamento do Abatimento de Adiantamento onde será pago somente a diferença, se houver. Dessa forma não duplica lançamentos, deixando o processo completo no Sienge.


Atenção! Lembre-se que o Pedido de Compra precisa ter sido adiantado corretamente. Caso o pedido não tenha sido aplicado corretamente no momento do adiantamento vinculado, o abatimento do adiantamento não poderá ser realizado. 

 


Dica! Como posso controlar um pagamento antecipado para um Fornecedor em um Pedido? 


Confira neste artigo como realizar o Abatimento de Adiantamento vinculado ao Pedido de Compra.


Passo a passo 

 

1. Ao receber o material, lance a  Nota Fiscal de Compra em Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Cadastros. 


Dica! Confira nossos materiais de apoio:


Puxe o Pedido de Compra, através na aba Insumos, atendendo com a quantidade correspondente.




Dica! Como atender um pedido de compra através de uma nota fiscal? 


2. Ao prosseguir para a aba TITULO da nota fiscal, o próprio sistema irá obrigar o abatimento do adiantamento, evitando assim pagamentos duplicados. 


 

3. Basta informar o valor do abatimento de adiantamento no campo Abatimento*.





Nota! Ajuste as Parcelas em Aberto se necessário. Caso haja qualquer valor a maior do que o valor puxado do pedido de compra, o sistema não irá considerar para o abatimento de adiantamento. Deixando a diferença para ser paga no Financeiro > Contas a Pagar, através do titulo da nota fiscal.


4. Clique no botão , para que o Sienge considere os dados cadastrados.




Compreendendo cada um dos campos apresentados:




Valor atendido pela nota: Valor puxado através do Pedido de Compra, sendo considerado como atendido no pedido. Considera a quantidade atendida e os valores do pedido.


Saldo de adiantamento vinculado ao pedido: Valor de adiantamento vinculado ao pedido menos os abatimentos já realizados. 


Valor mínimo para abatimento: Valor mínimo que deve ser abatido nessa nota.


Valor máximo para abatimento: Valor máximo que pode ser abatido na atual Nota Fiscal. Este campo leva em consideração as datas das baixas de adiantamento e a data da baixa de abatimento.


Nota!  A data da Baixa de Abatimento pode ser a data de emissão da nota ou data atual do sistema conforme definido no Parâmetro 742 -  Padrão da data da baixa por abatimento de adiantamento em notas fiscais de compra e liberações de medições , em Segurança - Administração - Parâmetros. 


Dica! Por que o campo "Valor máximo para abatimento" fica zerado a tentar realizar um abatimento do adiantamento vinculado ao pedido? 

Abatimento*: Valor de abatimento para a atual Nota Fiscal.


Atenção! Somente é permitido abater o valor total puxado através do Pedido de Compra. Qualquer ajuste a maior no valor total não será considerado para o abatimento.


 

Na parte inferior da tela são encontrados as informações do título da  Nota Fiscal , que não terá seu valor alterado pelo fato de ter abatimento. Você pode ajustar o campo Parcelas em Aberto conforme a necessidade, sendo que uma parcela (a última) será a baixada por Abatimento de Adiantamento.


Nota! O Sienge sempre realiza a baixa do abatimento da segunda parcela em diante. Dessa forma, caso haja descontos informados na nota, estes serão aplicados sempre na primeira parcela. Assim, para não concorrer com o desconto, o abatimento fica nessa parcela separada.


 

Ao salvar as informações do título, o SIENGE irá cadastrar automaticamente uma baixa do tipo Abatimento de Adiantamento na parcela da Nota Fiscal, ficando o restante em aberto para pagamento no Financeiro. As parcelas em aberto podem ser editadas, tanto em quantidade/valor quanto vencimento. 


Atenção! O tipo de baixa Abatimento de Adiantamento não é visualizado em Financeiro - Contas a Pagar - Baixas - Alteração/Exclusão. Dessa forma, para conferir se o Abatimento de Adiantamento foi realizado, o usuário poderá conferir por meio destas opções: 


Relatório Análise de Pedido de Compra em Suprimentos > Compras > Relatórios > Pedidos de Compra. Este relatório apresenta uma visão mais detalhada dos adiantamentos realizados e seus respectivos saldos.




Relatório Contas a Pagas em Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Contas Pagas. Este relatório apresenta as parcelas que já foram pagas em um titulo a pagar. Os pagamentos são apresentados em formato de planilha facilitando a visualização das informações.


Nota! Poderá filtrar pelo tipo de baixa, na tela de emissão.




Relatório Saldo de Adiantamento Vinculadosem Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Adiantamentos. Este relatório possui uma opção analítica que permite analisar as maiores informações por credor e empresa.



 Dica! Confira os demais processos de Adiantamento Vinculado:


Esperamos que este artigo tenha ajudado!   

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.