Como funciona o vinculo de Faturamento Direto por Desconto na Medição no Pedido de Compra?

O Faturamento Direto, para empresas com a situação CONTRATANTE, é útil nos casos em que se contrata um fornecedor para executar serviços na obra, e este subcontrata outros empreiteiros.


Já a situação CONTRATADA, é utilizada quando a empresa deseja faturar diretamente a compra de materiais para o cliente do contrato.


Este procedimento permite o controle de valores que serão faturados entre o pedido, nota fiscal e contratos a um contrato principal. 


Neste artigo veremos como realizar o vinculo de Faturamento Direito por Desconto na Medição mediante Pedido de Compra. 


Pré-requisito

O pedido precisa ter TITULO DE PREVISÃO cadastrado, na aba Previsão Financeira.


Dica! Veja os materiais de apoio:


Para ocorrer o vinculo de Faturamento Direto por Desconto na Medição, o contrato selecionado precisa estar com a flag Utilizar controle de faturamento direto por desconto na mediçãoMARCADA em seu cadastro.




Dica! Veja como determinar esse tipo de comportamento:

Passo a passo 

1. Acesse o menu Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Cadastros. Consulte e edite

o pedido desejado.


 

Em seguida, acesse a aba Faturamento Direto. 



2. Localize o contrato clicando no ícone , no campo ContratoAutomaticamente, após selecionar o contrato desejado, o sistema abrirá o campo Medição e os campos Desconto de material* Desconto de Mão de Obra*.



3. Nesta parte, o usuário poderá informar sobre qual valor será aplicado o desconto de faturamento direto (material, mão de obra ou material e mão de obra) e salvar a tela no botão  .




Nota! O Sienge possui o Parâmetro 883 - Utilizar do saldo restante do vínculo de faturamento direto para criar ou atualizar um vínculo de faturamento direto sem medição, para o faturamento direto em Pedidos de Compra. Quando este parâmetro estiver ativo, ao efetuar o vinculo de faturamento direto no pedido de compra de forma parcial, o sistema cria um novo vinculo de faturamento direto para o contrato no valor do saldo restante. Posteriormente, é necessário selecionar qual medição do contrato será descontado esse vinculo criado pelo sistema. Se o saldo restante do vinculo for realizado para outro contrato, basta o usuário excluir esse vinculo criado pelo sistema.



Atenção! Lembrando que nesta modalidade, para o correto desconto de faturamento direto, o usuário deve cadastrar uma medição de contrato no menu Suprimentos > Contratos e Medições > Medições > Cadastros. 


Caso exista a medição para o contrato selecionado, esta poderá ser selecionada diretamente no pedido de compra, através do campo Medição




Caso não exista a medição para o contrato selecionado, o pedido poderá ser selecionado no cadastro da medição. 




Observe a seguir como aplicar o correto desconto para o Faturamento Direto.



Como Aplicar o Desconto por Faturamento Direto na Medição:


Nesta modalidade de Faturamento Direto, o Sienge não cadastra automaticamente a medição para o contrato. Desta forma, o usuário deverá lançar uma MEDIÇÃO para o contrato selecionado acessando o menu Suprimentos > Contratos e Medições > Medições > Cadastros. 


Dica! Veja o material de apoio:


1. Após realizar o cadastro da medição, acesse a aba Faturamento Direto.




2. Nesta aba, selecione o registro onde será concedido o desconto de Faturamento Direto. Informe também se este desconto será aplicado em valores de Material, Mão de Obra ou Material e Mão de Obra. 


Utilize a função marcar todos ou desmarcar todos para facilitar a seleção dos registros. Conforme os registros forem selecionados, o somatório será apresentado no campo Total Selecionado.



3. Em seguida, salve as informações no botão  


4. Ao prosseguir para a aba Totalização, será possível conferir os valores aplicados. 



Nota! Observe que medimos o valor de R$10.000,00 que fora o exato valor aplicado para o Desconto de Faturamento Direto. E por isso, o Total Líquido ficou igual a zero (0,00).


Atenção! Sempre que o Faturamento Direto for por Desconto na Medição, o valor medido precisará ser MAIOR que o desconto de faturamento direto. Isto porque, ao aplicar o desconto de Faturamento Direto, o Valor Líquido da medição não pode ser igual a zero (0,00). Quando o Valor Líquido é igual a zero, o usuário fica impossibilitado de liberar e finalizar a medição. Deixando-a incompleta. 


5. Para correção, retornamos na aba ITENS da medição e corrigimos o valor medido para ficar à maior do que o desconto de Faturamento Direto:



Nota!  Ao medir um valor à maior que o desconto direcionado para o Faturamento Direto, restou saldo a liberar. Para liberar e finalizar a medição. 




Dica! Para conferir o vinculo de Faturamento Direto, o usuário poderá fazer uso do Relatório Faturamento Direto em Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Contratos. Ou ainda, acessar a aba Faturamento Direto no cadastro do contrato em  Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Cadastros. 



No pedido de compra, o vinculo também esta presente:




Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.