Hierarquia básica do Sienge

A hierarquia básica do Sienge nada mais é que a estrutura organizacional da empresa, ou de grupos da empresas que serão gerenciados no Sienge. O Sienge possui alguns agrupadores que podem facilitar na consolidação de dados, na extração de relatórios dos módulos Financeiro, Gerencial Financeiro e Orçamento Empresarial.


Passo a passo

1. Para identificar a hierarquia básica, precisamos compreender as seguintes denominações:



Holding: É o maior nível de consolidação de informações no Financeiro. Uma vez que proporciona o agrupamento de subsidiárias abaixo deste nível.

Para cadastrar uma Holding acesse: Como cadastrar uma holding.

Subsidiária: É o segundo maior nível de consolidação de informações, sendo possível o agrupamento de grupos de empresas.

Para cadastrar uma subsidiária acesse: Como cadastrar uma subsidiária.

Grupo de Empresa: Este nível de registro consolida as informações no Financeiro das empresas que estão associadas a cada grupo.

Para cadastrar um Grupo de Empresas acesse: Como cadastrar um Grupo de Empresas?

Empresa: Entende como empresa no Sienge, todo a organização que tenha personalidade jurídica, ou seja, que tenha razão social e CNPJ próprio, por exemplo, caso o empreendimento tenha registro de SPE é necessário efetuar o seu cadastro como uma empresa no Sienge.

Para cadastrar uma empresa no Sienge acesse: Como cadastrar uma Empresa?

Áreas de Negócio: As Áreas de Negócio visão proporcionar a categorização dos setores em que a empresa pode atuar. As Áreas de Negócio são cadastradas individualmente para cada empresa É um cadastro obrigatório e será utilizado para associação dos Centros de Custo da empresa. 

Para cadastrar uma Área de Negócio clique aqui: Como Cadastrar uma Área de Négocio?
Alguns exemplos de área de negócio que são utilizados são:
- Incorporação Imobiliária.
- Construção
- Loteamento
- Obras por Administração, Gestão, entre outros.

Centro de custo: O cadastro de Obras e Centros de Custo, são basicamente as obras e empreendimentos ou centros de custo que compõe cada empresa. O centro de custo obrigatoriamente deve estar associado a uma única empresa. Já a obra pode estar associada a uma ou mais empresas. 

Para cadastrar um novo centro de custo acesse: Como cadastrar nova Obra/Centro de Custos e quais as diferenças dos registros?

O Sienge possui ainda dois agrupadores que muitas vezes não são explorados pela empresa. São o Projeto e Tipo de Negócio.



Tanto o registro de Tipo de Negócio como Projeto, proporcionam um agrupamento de Centros de Custo que possuam determinada características em comum, mas que podem estar associadas em Empresas distintas e em Áreas de Negócio diversas.
Esses agrupamentos devem ser realizados quando houverem características comuns entre os registros, de acordo com a necessidade de consolidação de informações financeiras da Empresa.
Paralelamente a hierarquia principal do Sienge, temos também o registro de Diretorias e Departamentos.


O registro de Departamento visa proporcionar a segmentação dos setores da empresa e podem ser utilizados no Sienge nas seguintes situações:
- Para o controle de autorização de acesso de usuários nos fluxos de Suprimentos e financeiros.
- Para o controle de alçadas de alçadas de aprovação nos suprimentos.
- Para o controle de orçamento empresarial bem como as as apropriações de custos e despesas no fluxo de Contas a Pagar.
O Departamento estará vinculado também a uma Diretoria.
Para cadastrar um departamento e uma diretoria acesse: Como cadastrar Diretoria e Departamento?
 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!


Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.