Como o fornecedor preenche o link da Cotação de Preço pelo Portal do Fornecedor?

O Portal do Fornecedor permite agilizar o processo de cotação e negociação junto aos fornecedores. 
Ao utilizar o Portal do Fornecedor o sistema envia um link para o email do fornecedor, onde ele informa os valores e, ao clicar em Finalizar, essa informação já fica automaticamente salva no Sienge, só precisando que o comprador analise, compare com os demais fornecedores e escolha com qual será realizada a compra. O envio deste link é realizado no Cadastro da Cotação de Preço, no Módulo Suprimentos. 


Confira neste artigo como o fornecedor preenche os dados através do link recebido no Portal do Fornecedor.


Passo a passo 

 

1. Ao receber o email com o link para preenchimento da Cotação de Preços, basta o fornecedor clicar no link ''Aqui''.


Nota! Atualmente o corpo do email recebido com o link para preenchimento da Cotação de Preços é padrão, não podendo ser ajustado via Sienge.


2. Ao acessar o link, o fornecedor recebe as informações iniciais da Cotação como: Número da Cotação, Fornecedor e o número da Negociação.


3. Em seguida, o fornecedor decide se deve preencher (ou não) os demais campos gerais da Cotação de Preços como Descontos, Acréscimos (Outras despesas), Fretes, etc. 



A seguir, descreveremos o que seria cada campo:

Total dos insumos

Valor total dos insumos da atual Negociação.

Desconto
Permite inserir um valor de desconto geral para a Negociação. Esse desconto será distribuído de forma proporcional entre todos os insumos, conforme forem sendo emitidos os pedidos de compra.
Outras despesas 
Permite inserir um valor de acréscimo geral para a Cotação. Esse acréscimo será distribuído de forma proporcional entre todos os insumos pedidos, conforme forem sendo emitidos os pedidos de compra.
Total do frete
Apresentará o valor total de frete cadastrado, com base nos fretes unitários dos insumos ou no frete geral definido. 

Total da cotação

Valor total da Cotação considerando descontos, fretes, outras despesas, etc.
Data da resposta
Data em que a Cotação de preços está sendo preenchida.
Validade da cotação
Se o fornecedor desejar, poderá utilizar a Validade da cotação para informar até quando ele garante o valor que está sendo informado.

Vendedor

Nome do vendedor responsável pela cotação dos materiais no fornecedor.


Tipo de frete

Permite informar como será realizado o frete do material, onde há as opções:
  • Não incide: indica que não há frete nessa compra;
  • Incluso: indica que o valor do frete virá na mesma nota que os materiais;
  • A pagar: indica que o valor do frete virá em uma nota separa da nota dos materiais.

Frete dos insumos

Apresentará o total de frete dos insumos, com base no frete unitário de cada insumo e nas suas quantidades.

Frete geral

Permite informar o valor do frete total daquela cotação, aplicado a todos os insumos.

IPI sobre o frete

A flag indica se o IPI definido nos insumos deve ser aplicado também ao valor do frete. 


Observação para o fornecedor

Observação que o cliente configura no envio da Cotação de Preços para o Portal do Fornecedor.

Observação do fornecedor

Campo disponível que o fornecedor inclua alguma observação para o cliente.



4. O próximo passo é configurar as Condições de Pagamento para a atual Negociação. Para isso, o fornecedor clica no botão ADICIONAR. 



O sistema abrirá uma tela para informar as condições de pagamento. 


 

Descrição: Permite informar em quantas vezes será realizado o pagamento da compra. Essas parcelas poderão ser utilizadas para definir as parcelas da Previsão Financeira do pedido de forma mais prática. Caso não preencha esse campo o sistema irá gerar as parcelas considerando a data de preenchimento da cotação ou a data de entrega dos insumos, dependendo da seleção do campo seguinte. 



Dias: Informe a quantidade de dias e o percentual da parcela, para que o sistema consiga calcular a parcela da condição de pagamento.

Por Exemplo, a seguir temos a condição de pagamento de 30, 60 e 90 dias, sendo que em 30 dias deve ocorrer o pagamento da metade do valor (50%), dividindo o restante do valor em 60 e 90 dias (25% cada). 



Após informar as condições de pagamento, o usuário clica em SALVAR e no botão Fechar para retornar a página de informações gerais da cotação e continuar seu preenchimento. 


5. Por fim, o fornecedor precisa informar o Preço Unitário dos insumos presentes na seção Insumos:



Dica! Através do íconeserá possível preencher a cotação individual para cada insumo. Clicando no ícone será apresentada uma nova página onde poderão ser informados descontos, acréscimos, tributos, frete, entre outros para o insumo. Depois de preencher os campos clique no botão Salvar para confirmar o cadastro das informações e no botão Fechar para retornar a página de informações gerais da cotação e continuar seu preenchimento. 


Nota! Utilize o botão Informações genéricas para os insumos, para preencher informações gerais e aplicá-las a todos os insumos cotados ou a somente alguns da cotação. Ao clicar neste botão será apresentada uma nova página onde poderão ser informados os percentuais de descontos, acréscimos, tributos, valor de frete, etc. 



No campo Aplicar a deverá ser indicado se as informações devem ser aplicadas a todos os insumos ou somente aos selecionados. Caso seja para somente aos selecionados, não se esqueça de marcar os insumos desejados.




Clique no botão Salvar para confirmar a aplicação genérica das informações. A página será encerrada automaticamente e retornará a página de informações gerais da cotação para que se possa continuar seu preenchimento.


6. Para concluir o preenchimento do cadastro da cotação de preço, clique no botão FINALIZAR.


Atenção! Após o fornecedor clicar em Finalizar, o Sienge automaticamente irá registrar uma Negociação para a Cotação de Preços no menu Suprimentos > Compras > Cotações de Preço > Negociações. 



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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