O acompanhamento e controle da qualidade dos fornecedores é um passo importante para garantir a qualidade das obras.
Se o fornecedor não atende os requisitos mínimos da construtora e não segue as regras pré-definidas deve-se considerar a exclusão dele nos próximos processos de compras.
Em uma construtora que tem um sistema de Gestão da Qualidade, esse é um fator importante e que deve ser acompanhado de perto por todos os envolvidos.
Essa avaliação pode ser registrada no Sienge, para que o sistema possa controlar e apresentar as notas dos fornecedores, além de ser possível configurar que fornecedores com notas menores que X sejam utilizados em Cotações de Preço.
Para iniciar esse controle no Sienge deve-se configurar primeiramente os CRITÉRIOS e o INTERVALO DAS NOTAS.
Ao avaliar periodicamente um fornecedor garantimos que ele está de acordo com as políticas da construtora e que é benéfico para ambas as partes manter os negócios ativos.
Caso algum critério não esteja sendo respeitado pelo fornecedor, a sua média começa a cair, ou seja, sua nota diminuirá. Se ele não tomar ações para normalizar os processos e se adequar à necessidade da construtora, o próximo passo é a troca do fornecedor. Isso evita que as compras continuem sendo realizadas com ele e permite a busca por novos credores para manter a qualidade da obra e dos serviços.
Passo a passo
A avaliação em si pode ocorrer em 5 momentos: Cotações de Preço, Pedidos de Compra, Notas Fiscais de Compra, Medições de Contratos e Avulsas.
Nota! Para avaliações avulsas não se aplica os critérios configurados em nota de outro credor, o sistema válida todas independente de terem colocado ou não o critério daquela avaliação.
Configurando o Intervalo das Notas
No menu Suprimentos > Apoio > Fornecedores temos a função Definições de Avaliações. Esta opção permite definir o intervalo para valores a serem utilizados nas avaliações e o número de últimas avaliações a ser considerado para o cálculo de valores da avaliação geral do fornecedor.
Com esta função é possível configurar o intervalo de notas fiscais, por exemplo, 1-10 ou 1-5. Além disso, definimos quantas avaliações devem ser consideradas para o cálculo da nota final do fornecedor. No exemplo, devem ser consideradas as últimas 5 avaliações.
➡️ Intervalo para valores das avaliações: Intervalo de valores a serem utilizados nas avaliações. Exemplo: 0-10; 0-100; etc.
➡️ Cálculo da avaliação final de cada fornecedor deve basear-se nas últimas: Número de últimas avaliações a ser considerado para o cálculo de valores da avaliação geral do fornecedor.
Configurando os Critérios de Avaliação do Fornecedor
Para que um fornecedor seja avaliado no sistema, é necessário que critérios de avaliação sejam cadastrados. Alinhar os critérios de avaliação dos fornecedores reduzem o risco de compra, maximizam o valor geral para o comprador e desenvolvem relações de proximidade e de longo prazo.
1. Os critérios de avaliação dos fornecedores se encontram no menu Suprimentos > Apoio > Fornecedores > Critérios de Avaliações. Para cadastrar um novo critério, selecione o botão NOVO.
Dica! Através do Parâmetro 298 - Avaliação de Fornecedores na Medição de Contratos é possível configurar se a avaliação será no momento da medição ou da liberação. O parâmetro esta localizado no menu Segurança > Administração > Parâmetros.
Opções não obrigatórias - Critérios de avaliação por Grupos de Insumos e Critérios de Avaliação por Fornecedor
Atenção! Se desejar que o critério seja aplicado sobre todos os insumos, independente do grupo, o quadro deve permanecer sem preenchimento.
Para associar um grupo de insumo, clique no botão ADICIONAR e selecione os grupos de insumos desejados.
Critérios de Avaliação por Fornecedores:
Através do campo Critérios de Avaliação por Fornecedores será possível associar fornecedores ao critério especifico. Quando este campo é preenchido, no momento em que se registrar a avaliação do fornecedor, serão apresentados somente os critérios que possuem o fornecedor associado.
Atenção! Se deseja que o critério seja aplicado sobre todos os fornecedores o quadro deve permanecer sem preenchimento.
Para associar um fornecedor, clique no botão ADICIONAR e selecione os fornecedores desejados para o critério.
Dica! Confira os artigos relacionados:
- Para que serve a opção "Fornecedor Controlado" no cadastro do Fornecedor?
- Como faço o registro da avaliação dos fornecedores?
- Como tornar obrigatória a Avaliação dos Fornecedores em Pedidos de Compra?
- Por que aparece a mensagem "Este fornecedor está com avaliação abaixo da avaliação mínima."?
- Como faço para que fornecedores com nota de avaliação baixa não sejam sugeridos nas cotações?
- Como é feito o cálculo da nota aplicada na avaliação de fornecedores?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!