Como configurar o sistema para que ocorram avaliações dos fornecedores?

O acompanhamento e controle da qualidade dos fornecedores é um passo importante para garantir a qualidade das obras.


Se o fornecedor não atende os requisitos mínimos da construtora e não segue as regras pré-definidas deve-se considerar a exclusão dele nos próximos processos de compras. 


Em uma construtora que tem um sistema de Gestão da Qualidade, esse é um fator importante e que deve ser acompanhado de perto por todos os envolvidos. 


Essa avaliação pode ser registrada no Sienge, para que o sistema possa controlar e apresentar as notas dos fornecedores, além de ser possível configurar que fornecedores com notas menores que X sejam utilizados em Cotações de Preço. 


Para iniciar esse controle no Sienge deve-se configurar primeiramente os critérios e o intervalo das notas. 


Ao avaliar periodicamente um fornecedor garantimos que ele está de acordo com as políticas da construtora e que é benéfico para ambas as partes manter os negócios ativos. 


Caso algum critério não esteja sendo respeitado pelo fornecedor, a sua média começa a cair, ou seja, sua nota diminuiráSe ele não tomar ações para normalizar os processos e se adequar à necessidade da construtora, o próximo passo é a troca do fornecedor. Isso evita que as compras continuem sendo realizadas com ele e permite a busca por novos credores para manter a qualidade da obra e dos serviços. 

 

Passo a passo

Em Suprimentos > Apoio > Fornecedores > Definições de Avaliações é possível configurar o intervalo dessas "notas", por exemplo, 1-10 ou 1-5 e quantas avaliações devem ser consideradas para o cálculo da nota final do fornecedor, por exemplo, as últimas 5 avaliações. 


 

 

 


Em Suprimentos > Apoio > Fornecedores > Critérios de Avaliação é possível configurar diversos critérios a serem considerados na avaliação do credor, como prazo, tempo de entrega, qualidade do produto, atendimento, etc. Além de cadastrar os critérios pode-se configurar se ele será padrão para Notas Fiscais, por exemplo. Com essa configuração, ao cadastrar uma Nota Fiscal no sistema de Compras esse critério será puxado automaticamente para a avaliação, sendo necessário informar apenas a nota dele (para mais informações acesse este artigo)


A avaliação em si pode ocorrer em 5 momentos: Cotações de Preço, Pedidos de Compra, Notas Fiscais de Compra, Medições de Contratos e Avulsas


Dica! Através do parâmetro 298 (Segurança > Administração > Parâmetros) é possível configurar se a avaliação será no momento da medição ou da liberação.


 

 

 

Outra informação importante é o Peso desse critério, ou seja, posso ter critérios com pesos maiores que outros para o cálculo da nota final. Por exemplo, a qualidade do produto tem um peso maior que o atendimento, podendo colocar a qualidade com peso 2 e o atendimento com peso 1. Cada empresa pode configurar qual é o mínimo e, a partir daí, como irão considerar esses pesos. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!


Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.