Atenção! Atualmente no sistema, contratos em situação contratada pode-se fornecer apenas serviços.
No presente artigo apresentaremos o cadastro básico de um contrato do tipo contratada, localizado no Módulo Suprimentos > Contratos e Medições.
Pré-requisito
Para cadastrar contratos em que sua empresa é a contratada será necessário que os CLIENTES a serem associados aos contratos sejam cadastrados no seu Sienge. Somente cadastrando os clientes será possível cadastrar contratos com a situação da empresa como contratada.
O cadastro de cliente está localizado em Apoio > Pessoas > Clientes.
Dica! Confira nosso passo a passo ➡ Como cadastro um cliente no Sienge?
Passo a passo
O cadastro de contratos se encontra em Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Cadastros.
1. Após localizar a tela, selecione a opção NOVO.
2. Preencha as informações na tela, lembrando de marcar a opção CONTRATADA no campo Situação da Empresa.
3. Ao finalizar o preenchimento das informações obrigatórias selecione o botão SALVAR.
Compreendendo os campos apresentados em tela
Documento: Documento usado para identificação do contrato. Não causa impacto sobre como o contrato será controlado, apenas auxilia na sua identificação. Em conjunto com o número, será utilizado para localizar o contrato ao longo do uso no módulo Suprimentos.
Número: Campo usado para identificação do contrato, podendo usar textos, números e símbolos. Junto com o documento, será utilizado para localizar o contrato ao longo do uso no Módulo Suprimentos. Quando o usuário salvar a aba Cadastro, não é mais possível alterar essa numeração de nenhuma forma no contrato.
O ícone apresentado é utilizado para gerar automaticamente um número para o contrato, esta opção analisa o sequencial já cadastrado no sistema, sempre gerando o número atual a partir do último registro feito.
Utilizar numeração com prefixo: Ao selecionar essa flag, ficará disponível um campo para preenchimento de um prefixo. Após definir o prefixo, que pode conter até 4 caracteres, ao utilizar o botão para geração automática de código, o NÚMERO do contrato será redefinido na sequência disponível do prefixo utilizado, utilizando pelo menos quatro casas.
Exemplo ➡ Existe um contrato com documento CT e prefixo PS, de forma que sua identificação ficou CT/PS0015. Ao cadastrar um novo contrato, selecionar a flag Utilizar numeração com prefixo, digitar PS no prefixo e clicar em , o número gerado será PS0016, sempre seguindo a sequência da numeração identificada para esse prefixo nos contratos, de forma que sua identificação final ficará CT/PS0016.
Situação da empresa: Indica se a empresa é a contratante de um fornecedor, gerando contas a pagar, ou se é contratada por um cliente, gerando contas a receber. No caso do seu contrato, a opção escolhida deve ser CONTRATADA.
Tipo de item: Indica se o contrato terá insumos ou serviços, não sendo possível possuir ambos em um único contrato.
Atenção! Lembrando que a opção de insumos não ficará disponível para contratos da situação Contratada.
Empresa: Representa qual empresa precisará prestar os serviços mencionados. Essa empresa não poderá ser alterada depois que o contrato já tiver algum título de previsão financeira cadastrado.
Cliente: Cliente que contratou a empresa para realizar os serviços. Esse cliente não poderá ser alterado no cadastro depois que o título de previsão financeira já estiver cadastrado.
Tipo de contrato: Permite indicar qual o tipo de contrato, com base nas opções cadastradas em Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Tipos de Contrato. O tipo escolhido irá definir quais preços poderão ser usados no contrato (material, mão de obra, ou ambos) e poderá definir impostos padronizados.
Dica! Confira nossos artigos:
Responsável: Permite informar o usuário responsável pelo contrato.
Nota! O Responsável será o usuário que receberá a notificação referente a autorização ou reprovação do contrato, caso esses avisos estejam ativados.
Data do contrato: Data que será utilizada como referência para definir a criação do contrato, sendo utilizada para definir a data de emissão do título de previsão financeira.
Datas de início e término do contrato: Datas de estimativa para execução dos serviços. Com as devidas autorizações, a data de término poderá ser alterada a qualquer momento ao longo das medições do contrato.
Dica! Confira nosso passo a passo ➡ Como altero a data de término de um Contrato?
Observação interna: Campo para preenchimento de qualquer informação desejada para controle interno.
Dica! Confira nossos demais artigos sobre o cadastro de contratos:
- Como incluir itens no contrato de Suprimentos?
- Por que minha obra não aparece para cadastrar um Contrato?
- Como cadastrar Índices em Contratos do Módulo Suprimentos?
- Como funciona a permuta em contratos do Suprimentos?
- Por que o centro de custo não aparece na previsão de contrato?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!