O cadastro de um pedido de compra é essencial para garantir o aproveitamento dos recursos e evitar problemas no orçamento da obra. Entretanto, existem casos em que se efetiva uma compra de insumos sem o prévio cadastro de um pedido.
Com isso, é possível realizar o lançamento de uma Nota Fiscal de Compra sem que seus insumos estejam associados a um pedido de compra, sendo estes adicionados de forma avulsa nessa nota.
Confira nesse artigo o processo para cadastro de uma nota fiscal com a adição de insumos avulsos.
Passo a passo

2. Preencha as informações solicitadas e salve:
Nota! Todos os campos marcados com * são de preenchimentos obrigatório. Demais campos podem ser informados conforme a necessidade.
- Flag Nota fiscal de simples remessa: Marque essa flag somente se deseja registrar a entrada de uma nota de materiais de simples remessa, sendo a cobrança realizada posteriormente por meio de uma fatura de simples remessa. Veja Como cadastrar Nota Fiscal de Simples Remessa?
- Documento*: Documento de identificação da nota fiscal a ser cadastrada;
- Número*: Número da nota fiscal de compras;
- Série*: Série da nota fiscal de compras;
- Fornecedor*: Credor que emitiu a nota fiscal de compras, devendo estar previamente cadastrado no módulo Apoio como fornecedor;
- Empresa*: Empresa que recepcionou a nota fiscal de compras;
- Tipo de movimento*: Ao cadastrar a nota fiscal de compras, os insumos serão inseridos no estoque automaticamente (dependendo das configurações do centro de custo e dos insumos), onde constará que entraram no estoque utilizando esse movimento específico;
- Data de movimento*: Representa a data que os materiais/nota chegaram na obra. É a data utilizada como entrada dos insumos no estoque;
- Data de emissão*: Data de emissão da nota fiscal de compras;
- Observação interna: Permite adicionar uma observação qualquer para a nota fiscal de compras, para uso interno;
- Data contábil*: Este campo é apresentado e preenchido automaticamente após salvar o cadastro.
Atenção! A data contábil é definida de acordo com o parâmetro “305 – Padrão de data contábil para Notas Fiscais de Compra”. Independente se o parâmetro estiver como “Data de emissão” ou “Data de movimento”, essa data só será considerada no momento da criação da nota, ou seja, depois que a nota já estiver cadastrada.
3. Em seguida, acesse a aba INSUMOS e clique no botão NOVO para inserir os insumos de forma avulsa na nota fiscal:
4. Informe a obra na qual os insumos desejados estejam associados e selecione qual insumo será adicionado na nota.
Nota! Todos os campos marcados com * são de preenchimentos obrigatório. Demais campos podem ser informados conforme a necessidade.
Atenção! Caso o nível de apropriação da obra selecionada seja diferente de "Obra", será necessário informar em qual Item de Orçamento o custo do insumo nessa nota fiscal estará associado, ou seja, em qual item de orçamento será contabilizado a despesa dessa nota fiscal para a obra. Confira o artigo Como configurar o nível de apropriação de uma obra?
5. Determine em qual Conta Financeira será apropriada a despesa deste lançamento.
6. Em seguida, clique no botão SALVAR.
Dica! Ao concluir a inclusão de um insumo, o sistema apresenta uma mensagem em tela com um atalho para incluir novos insumos, podendo ate usar a mesma apropriação de obra para otimizar o tempo.
8. Confira a data de competência e ajuste as parcelas de pagamento do título clicando no botão ADICIONAR e informado o valor ou o percentual da parcela. Para gerar o titulo a pagar da nota fiscal, clique em SALVAR no fim da página:

Dica! Confira os nossos demais artigos para Nota Fiscal de Compra:
- Como cadastrar uma nota fiscal de compra utilizando a chave de acesso?
- Como cadastrar uma nota fiscal de compra sem utilizar a chave de acesso?
- Como atender um pedido de compra através de uma nota fiscal?
- Por que meu pedido não aparece para ser selecionado no cadastro da Nota Fiscal?
- Por que a obra não aparece no cadastro da Nota Fiscal?
- Manual de Autorizações - Notas fiscais de compra
- Como cadastro uma Nota Fiscal de Pedido que foi pago antecipadamente, evitando pagamento em duplicidade?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!