Por que o Equipamento não aparece para ser selecionado em Contrato de Abastecimento?


Ao realizar contratos de abastecimento externo, no Sistema de Frotas e Equipamento, precisamos identificar qual equipamento será abastecido. Em algumas situações o Equipamento não aparece para ser incluído o contrato.




Confira as verificações necessárias.


Dica! Como cadastrar um Contrato de Abastecimento no Gestão de Ativos? 




Passo a passo 

Para identificar porque o Equipamento não esta aparecendo no Contrato de Abastecimento é necessário verificar alguns pontos:



Empresa do Contrato

Para selecionar o Equipamento no cadastro do contrato de abastecimentos, a empresa do contrato deve ser igual a empresa associada ao Centro de Custo do Equipamento. 


Faça essa verificação acessando o menu Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Abastecimentos > Externo > Contratos. Consulte e edite o contrato de abastecimento().


No exemplo, o contrato foi registrado com a Empresa 1 - Empresa 1 Suporte Sienge



Para validar qual a empresa associada ao centro de custo do equipamento, acesse o menu Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens >Móveis. Consulte e edite () o equipamento que se deseja adicionar ao contrato de abastecimento.


Na aba Cadastro é apresentado o centro de custo do equipamento. 




Sabendo esta informação, acesse o menu Apoio > Obras/Centros de Custo > Cadastros. Edite ( ) o cadastro desse centro de custo e acesse a aba Obra


 



Em Centros de Custos Associados podemos confirmar qual a empresa do centro de custo. 




Nota! Se o tipo do registro for Obra/Centro de Custo, a empresa também é apresentada na aba Centro de Custo.

Situação do Equipamento

Para abastecer novos equipamentos, o mesmo deve estar disponível. Isso significa que o Equipamento deve estar com a situação ATIVO. 

No menu Gestão de Ativos > Movimentos > Situação e Alocação podemos conferir qual o status do equipamentos. Basta informar os parâmetros desejados para a consulta e clicar no botão CONSULTAR. 




Caso o equipamento não esteja ativo, será necessário concluir primeiro o processo no qual ele esta em andamento (outros abastecimentos, manutenções, etc).



Dica! Como verifico a Situação e Alocação dos Bens Móveis?


Equipamento no sistema de Frotas

Em contratos de abastecimentos, somente os equipamentos que estão com seu cadastro completo podem ser utilizados. Os equipamentos são bens móveis que foram devidamente registrados no menu Gestão de Ativos > Frotas e Equipamentos > Equipamentos > Cadastros. 




No cadastro do equipamento, devem ser identificadas as contas financeiras que serão utilizadas para contabilizar a despesa do equipamento.




Tipo de Equipamento

Para que o Equipamento apareça para seleção no cadastro do Contrato, é necessário que o Equipamento seja VEICULO ou MÁQUINA.


Em Equipamentos de veiculo sempre haverá abastecimento. Já o tipo máquina poderá ser escolhido ter (ou não) abastecimento. Quando o tipo do equipamento está selecionado em Outros não se realiza abastecimento.

Para conferir o 
tipo do equipamento, acesse o menu Engenharia > Orçamento > Insumos > Cadastros. Edite o cadastro do insumo de equipamento na Obra associada ao centro de custo do equipamento. Na aba 
cadastro do insumo será apresentado o Tipo do Equipamento



Dica! O cadastro do insumo na obra também pode ser acessado pelo menu Suprimentos > Apoio > Insumos > Insumos das Obras > Cadastro.


Atenção!  Se o Tipo do Equipamento estiver selecionado na opção MÁQUINA, para aparecer no cadastro de contratos de abastecimento, é necessário que esse insumo utilize combustível. Para isso, a flag Utiliza combustível precisa estar marcada nas Características do Bem no Cadastro do Patrimônio (Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Móveis).




Dica! Confira outros artigos relacionados:




Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.