Uma Auditoria de Sistema consiste em uma coleta de dados para verificação e análise de informações, com o objetivo de reunir, agrupar e avaliar evidências referente a uma determinada ação no sistema.
Em alguns momentos faz-se necessário identificar as ações realizadas em um pedido de compra. Como essa informação não aparece nos relatórios de Suprimentos, somente é possível realizar essa consulta via Auditoria do Sistema.
Confira neste artigo como realizar esta auditoria geral de um pedido de compra:
Nota! As Auditorias de Sistema somente poderão ser emitidas se o usuário for Administrador do Sistema ou se estiver autorizado para acessar a tela.
Passo a passo
1. Ao acessar a tela de Relatório de Auditoria do Sistema, no menu Segurança > Administração > Auditoria de Sistema, utilize os filtros do campo Parâmetros Gerais com os seguintes dados:
- Sistema: SUP-ADC - Compras
- Descrição: Informar o número do pedido de compra
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
No exemplo abaixo, utilizamos o pedido 3868:
2. Outra opção, é realizar essa auditoria utilizando os filtros do campo Parâmetros Avançados, com os seguintes dados:
- Entidade: EADPEDIDOCOMPRA
- Campo: NUPEDIDO
- Conteúdo: Informe o número do pedido de compra
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
No exemplo abaixo, utilizamos também o pedido 3868:
Atenção! Para pedidos em que a geração dos número é anual, exemplo 123/22, o número do pedido deve ser informado invertendo a ordem, primeiro o ano e depois o número do pedido. Entre os dois deve-se colocar zeros até termos um total de 8 dígitos. O pedido 123/22 ficará 22000123.
3. Ao emitir o relatório será possível validar todas alterações que foram feitas e salvas no pedido de compra. Lembrando que os dados apresentados estarão baseados no Período* informado nos Parâmetros Gerais.
Nota! Os dados de auditoria do sistema permanecem salvos durante os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros.
Dica! Confira como emitir nossas demais auditorias de sistema:
Como realizar o cadastro de um pedido de compra?
Como saber quem cadastrou ou excluiu um insumo?
Como saber se um insumo teve a descrição alterada e por quem?
Como saber se um insumo teve alteração na Nota Fiscal de Compra?
Como saber quem autorizou uma medição?
Como saber quem cadastrou ou excluiu um aditivo?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!