Uma Auditoria de Sistema consiste em uma coleta de dados para verificação e análise de informações, com o objetivo de reunir, agrupar e avaliar evidências referente a uma determinada ação no sistema.
Em alguns momentos faz-se necessário identificar qual usuário realizou o cancelamento de saldo de uma cotação de preços. Como essa informação não aparece nos relatórios de Engenharia e Suprimentos, somente é possível determinar esta alteração via Auditoria do Sistema.
Dica! Como cancelar o saldo de uma Cotação?
Para extrair esta auditoria de sistema acesse o menu Segurança > Administração > Auditoria do Sistema.
Nota! As Auditorias de Sistema somente poderão ser emitidas se o usuário for Administrador do Sistema ou se estiver autorizado para acessar a tela.
Confira neste artigo como localizar o usuário que realizou tal ação e o momento desta alteração.
Passo a passo
Auditoria Simples
1. Ao acessar a tela de auditorias do sistema, em Segurança > Administração > Auditoria de Sistema, através dos Parâmetros Gerais informe os seguintes dados:
- Ação : 3197 - SUP-ADC - Cotações de Preços - Cancelamentos de Saldos - Salvar
- Descrição: Informar o número da cotação.
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
Para emitir a auditoria, clique em VISUALIZAR.
2 opção: Parâmetros Avançados.
Caso queira uma auditoria mais especifica, seria através dos "Parâmetros Avançados"
Você pode emiti-la se não tiver tido êxito na primeira sugestão de auditoria.
Basta seguir o passo a passo abaixo:
Entidade: EADCCOTACAO
Campo: NUCOTACAO
Conteúdo: Informar número da cotação:
Utilizamos como exemplo a cotação: 1717
2. Ao emitir o relatório será possível validar todas alterações que foram feitas e salvas, assim como: o usuário responsável pela alteração, a data e horário desta alteração e a alteração realizada na cotação de preços.
Importante! Se desejar analisar mais de uma cotação, pode-se optar por deixar o campo Descrição em branco.
Atenção! O sistema apresentará informações no relatório de auditoria conforme os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros. Se o cancelamento de saldo do insumo não ocorreu dentro deste período definido no parâmetro, o sistema informará: Não há registros para os parâmetros informados.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!