Muitas vezes, é preciso excluir um lançamento feito em compras, seja para corrigir a própria nota ou para alterar algo no pedido relacionado a ela. Neste artigo, vamos mostrar como excluir uma nota de compras e também discutir os processos que impedem essa exclusão.
Pré-requisito
Para realizar a exclusão de uma nota fiscal de compra, a mesma não pode ter baixas no Sistema Contas a Pagar e também não pode ter devoluções vinculadas. Caso contrario, o sistema não permite a exclusão.
✅Em caso de baixas associadas no Módulo Financeiro, será apresentada a seguinte mensagem:
Basta localizar o número do titulo desta nota fiscal através da aba Título e realizar a exclusão das baixas associadas no menu Financeiro > Contas a Pagar > Baixas > Alteração/Exclusão.
✅Em caso de devolução da nota fiscal de compra, será apresentada a seguinte mensagem:
Neste caso será necessário excluir a devolução no menu Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compras > Devoluções.
Passo a passo
1. Acesse o cadastro da nota fiscal de compra, no menu Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compras > Cadastros, e informe o número da nota. Em seguida, clique no botão CONSULTAR.
2. Edite o cadastro da nota e por fim, clique no botão EXCLUIR:
3. Confirme a exclusão da nota fiscal no botão OK
✅O sistema informa que a exclusão da nota fiscal foi bem sucedida!
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Esperamos que este artigo tenha ajudado!